Autoria
Autores
Autora e Organizadora do livro. Ivelise Fortim é sócia da Homo Ludens e professora dos cursos de Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP, onde coordena o Janus – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação. Co-coordena cursos de extensão na FIA Business School na área de economia criativa. Possui Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP), Mestrado em Ciências Sociais (PUC-SP), e graduação em Psicologia (PUC-SP).
Clique aqui e confira o lattes de Ivelise Fortim.
Advogada, sócia e diretora executiva da Nethics Educação Digital e da Opice Blum Academy, professora convidada dos cursos Proteção de Dados e Direito Digital do Insper e FAAP, colunista PlayKids App, autora de diversos livros, artigos e cartilhas relacionados a Proteção de Dados, Educação e Direito Digital e Palestrante no Brasil e exterior. Participou de eventos como Bett Show, LearnIT – London/2019 e International Society for Technology in Education (ISTE) – Philadelphia/2019.
Clique aqui e confira o lattes de Alessandra Borelli.
Psicóloga e Orientadora Profissional, estuda e pesquisa sobre carreiras de Tecnologia e Jogos Digitais. Foi pesquisadora do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, foi palestrante no BIG FESTIVAL nas edições de 2018 e 2019. Psicóloga do Orienta Profissão – Clínica de Carreira e Vocação.
Clique aqui e confira o lattes de Amanda Rolim Araújo.
Psicóloga, doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra (Portugal). Na SaferNet Brasil atua na equipe de prevenção e desenvolve materiais pedagógicos e palestras de conscientização sobre uso cidadão da Internet.
Clique aqui e confira o lattes de Bianca Serrão.
Consultora e gestora de projetos audiovisuais e multiplataforma, especializada na área infanto-juvenil. Graduada pela ECA/USP. Presidente do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes) e Diretora do Comkids, que realiza regularmente festivais, seminários e workshops com objetivos de desenvolvimento e formação profissional. Esteve à frente da TV Cultura de SP, Discovery Kids América Latina, TVE Rio de Janeiro/Rádios MEC e Disney Channel Brasil.
Confira o comkids.com.br.
Médico Psiquiatra, especialista em Psiquiatra da Infância e da Adolescência (Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS). Mestre e Doutorando em Psiquiatria pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Coordena o Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT) e é membro da diretoria da International Society for the Study of Behavioral Addictions (ISSBA). Desde 2015 participa do grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde sobre implicações em saúde pública de dependências comportamentais associadas ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Clique aqui e confira o lattes de Daniel Spritzer.
Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná, possui Diploma em Psicologia Forense e Criminal pelo Independent College Dublin, Irlanda. Graduada em Psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná. Consultora técnica do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana e da Rede ESSE Mundo Digital. Professora adjunta do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).
Clique aqui e confira o lattes de Evelise Galvão de Carvalho.
Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2006) e ensino médio pelo Colégio e Curso Opção (2000). Atualmente, é Analista Técnico-Administrativo do Ministério da Justiça. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.
Clique aqui e confira o lattes de Henrique Oliveira da Rocha.
Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia; Mestra em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Salvador. Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia e Terapeuta Ocupacional pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Clique aqui e confira o lattes de Isa de Jesus Coutinho.
Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, mestre em Educação e bacharel em Tecnologia e Mídia pela PUC-SP. Nascido em Osasco (SP), Jean coordenou equipes e projetos de educação voltados para inovação, tecnologias, aprendizagem lúdica e audiovisual. É editor e criador de iniciativas de conteúdos digitais de qualidade para crianças e adolescentes e autor de capítulos de livros sobre games e educação e práticas em sala de aula com tecnologias (STEAM).
Clique aqui e confira o lattes de Jean Tomceac.
Formado em Psicologia pela PUC São Paulo em 2019, com grande interesse em psicologia analítica e experiência prévia nas áreas de educação, organizacional e clínica. O projeto o atraiu por conta de seu interesse pessoal na área de games e pelo crescimento profissional na área da educação.
Clique aqui e confira o lattes de Julio Cesar Santos Araujo.
Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Seu Pós-doutorado foi na área de Jogos digitais e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente, é professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência – IHAC – UFBA.Coordena o grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBa, cujas publicações podem ser encontradas no website comunidadesvirtuais.pro.br.
Clique aqui e confira o lattes de Lynn Alves.
Luiz Ojima Sakuda é sócio da Homo Ludens e professor do Centro Universitário FEI. Co-coordena cursos de extensão na FIA Business School na área de economia criativa. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP, com intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). É curador do BIG Careers e conselheiro da Abragames e da IGDA-SP.
Clique aqui e confira o lattes de Luiz Ojima Sakuda.
Psicóloga e Professora Doutora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pela Université de Genève. Pesquisadora, atuando principalmente nos seguintes temas: famílias contemporâneas, parentalidade, relações proximais em todo ciclo vital, infância, adolescência e fase adulta do desenvolvimento.
Clique aqui e confira o lattes de Maria Thereza de Alencar Lima.
Médico Psiquiatra. Mestre e Doutor em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) e membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Membro do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT).
Clique aqui e confira o lattes de Rafael Gomes Karam.
Doutor em psicologia e pesquisador PNPD / Capes no PPGPSI-UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias e Sociedade (GITS/UFBA) e do grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação (CETIC.br/NIC.br). Diretor de Educação da SaferNet Brasil.
Clique aqui e confira o lattes de Rodrigo Nejm.
Professora, Mestra em Gestão Pedagógica de Projetos, Especialista em Educação Especial com ênfase nas altas habilidades. Leciona em Escolas Públicas e Faculdades da Grande Vitória no Estado Espírito Santo. A autora participa de espaços interativos numa dialética com pais, educadores e os apaixonados por games. Nestes espaços diversificados, passou a trocar suas experiências de mãe de gamer e professora de alunos cibernéticos, de mentes conectadas. É coautora projetos de Gamificação e Robótica Educacional. Mentora do Projeto Educacional MÃE PIXEL, com espaços de Mentoria, Aperfeiçoamento e Evolução pessoal para pais, educadores e geração cibernética.
Médico Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Centro de Estudos Luís Guedes (CELG). Preceptor dos residentes de psiquiatria no ambulatório de transtornos de ansiedade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). Professor da disciplina de Psicofarmacologia do curso de especialização em psiquiatria do Centro de Estudos José de Barros Falcão (CEJBF). Membro do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT). Pesquisador no Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade do HCPA (ProDAH-HCPA).
Clique aqui e confira o lattes de Vitor Breda.
Doutora em Psicopatologia clínica pela Univ. Paris Diderot-Paris 7. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Pesquisas em Ciberpsicologia e Humanidades digitais, e do Laboratório de Ciberpsicologia da Unicap. Criadora do jogo digital PsicoPing, destinado à reabilitação cognitiva dos distúrbios do déficit de atenção.
Clique aqui e confira o lattes de Véronique Donard.
Revisores Técnicos
Arte-Educadora (UFRJ) e Sócia da Aiyra, uma das empresas de games mais antigas do RJ, dedicada ao desenvolvimento de games dos mais diversos tipos e gêneros. Produziu e dirigiu diversos cases de jogos para educação e divulgação de marcas dentro dos mais de 130 projetos da Aiyra. Faz parte do Conselho da Diversidade da Abragames e já participou de banca em concursos de games como BIG Impact e IMGA. Já trabalhou com propriedades intelectuais como Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, Miraculous Ladybug, entre outras.
Programador de Games no estúdio de desenvolvimento Sue The Real. Em parceria com o Estudio Faunea, foi finalista da competição KOHQ2 na SPcine, com o jogo Angola Janga, baseado no livro de Marcelo D’Salete.
Yuri Gregório Ferreira de Moraes, consultor independente e pesquisador nas áreas de juventude, práticas não formais de aprendizagem, violência urbana e dinâmicas criminais organizadas na América Latina. Possui pós-graduação em Arte/Educação Intermidiática Digital pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Pinheiro Guimarães (RJ). Atua com grupos em situação de vulnerabilidade social e ações de caráter humanitário desde 2000, tendo passado por instituições como Viva Rio, Nações Unidas, Ministério da Justiça e Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal. Desde 1983 atua em diferentes linhas da cultura Hip Hop no Brasil onde é conhecido como Def Yuri.